Enfermagem Solidária vai reativar atendimento frente ao colapso sanitário

Canal de apoio emocional do Cofen votará a atender de sábado (30/01) a pedido do Coren-AM.

28.01.2021

O estresse decorrente do agravamento da situação sanitária no Amazonas está adoecendo os profissionais de Enfermagem. Para oferecer apoio emocional às equipes da linha de frente, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) vai reativar o programa Enfermagem Solidária, a pedido do Coren-AM, a partir de sábado (30/01).

A iniciativa, coordenada pela Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Mental do Cofen, tem a participação de enfermeiros especialistas, mestre e doutores em Saúde Mental, que oferecem apoio aos colegas da linha de frente por meio de chat, disponível no hotsite Juntos Contra Coronavírus. O retorno do serviço é motivado pela situação no Amazonas, mas o chat também está disponível para outras regiões.

A família é a maior preocupação na linha de frente da covid-19, revelam voluntários do programa. Pioneiro, o programa foi criado em março, logo no início da pandemia, e havia finalizado em ciclo em 20 setembro, após o surgimento de outros canais de atendimento.

“O colapso sanitário em Manaus cria uma situação de estresse agudo, bounout e síndrome de pânico que não pode ser ignorada. Já mobilizamos novamente os voluntários. Todos nós estamos sujeitos a sofrimento psíquico, mas em uma situação extrema, como a enfrentada neste momento, potencializa a angústia e o estresse, que podem levar ao adoecimento”, afirma a coordenadora da Comissão, Dorisdaia Humerez.

 

Fonte: Ascom – Cofen

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem de Tocantins

Quadra 601 Sul, Conj 01, Lote 12, Sala térreo - Avenida Teotônio Segurado, Palmas/Tocantins, 77016-330

(63) 3214-5505

secretaria@corentocantins.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8:00 às 18:00

Loading...