Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-TO recebe demandas da Comissão do Cadastro Reserva de Enfermeiros de Palmas

Conselho irá apurar denúncias sobre contratação de bolsistas e convocação de concursados

30.01.2026

O Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO) recebeu, nesta quinta-feira (29), representantes da Comissão do Cadastro Reserva de Enfermeiros do concurso público da Saúde do município de Palmas. A reunião teve como objetivo apresentar e discutir pautas relacionadas às condições de trabalho da enfermagem na capital, com destaque para o dimensionamento das equipes e a convocação de profissionais aprovados do concurso público do município de Palmas, homologado em 2 de julho de 2024.
O Coren-TO é o órgão responsável por disciplinar, fiscalizar o exercício legal da Enfermagem, atuando também na proteção dos direitos dos profissionais da categoria, incluindo aqueles aprovados em concursos públicos.

Durante o encontro, os membros da Comissão relataram preocupação com a priorização, por parte da gestão municipal, da contratação de bolsistas vinculados à Escola de Saúde Pública de Palmas (EESP/FESP), em detrimento da convocação dos enfermeiros aprovados e habilitados no concurso público vigente.

“Realizamos o concurso, fomos aprovados, estamos aptos a trabalhar e com toda a documentação regular. No entanto, o município opta por contratar bolsistas, enquanto nós permanecemos na fila do Cadastro Reserva”, afirmou Liliane Brito de Miranda, integrante da Comissão do Cadastro Reserva de Enfermeiros.

Além da questão do concurso, também foi discutido o impacto dessa política de contratação no dimensionamento adequado das equipes de enfermagem e na qualidade da assistência prestada à população.

Segundo o presidente do Coren-TO, enfermeiro Adeilson Reis, a situação será analisada com atenção pelo Conselho.

“Vamos checar todas as informações apresentadas. Casos como esse fogem do contexto do profissionalismo e da valorização da enfermagem. O Coren-TO está aqui para defender os direitos adquiridos dos nossos profissionais e tomará as providências cabíveis”, reforçou.

O Conselho informou ainda que seguirá acompanhando o caso e poderá adotar medidas institucionais, caso sejam identificadas irregularidades, sempre com o objetivo de garantir o exercício legal da profissão e a valorização da enfermagem no serviço público.

Fonte: Bianca Marinelli

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Tocantins

Quadra 601 Sul, Conj 01, Lote 12, Sala térreo - Avenida Siqueira Campos (antiga Teotônio Segurado), Palmas/Tocantins, 77016-330

(63) 3214-5505

secretaria@corentocantins.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8:00 às 18:00

Loading...