Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-TO realiza visitas de fiscalização sobre a falta de EPIs

As fiscalizações fazem parte das estratégias adotadas para resguardar os profissionais

16.04.2020

O Conselho Regional de Enfermagem de Tocantins (Coren-TO) finalizou nesta semana passada a primeira etapa das visitas de fiscalização às unidades de saúde públicas e privadas do Estado iniciadas em março. No total foram fiscalizadas 117 unidades em 54 municípios.

As visitas fazem parte das estratégias adotadas pela atual gestão para resguardar a integridade física e psicológica dos profissionais de enfermagem que estão na linha de frente no combate a Covid-19.

Durante as visitas foram constatadas várias irregularidades no fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e insumos que são essenciais para o uma assistência segura, tanto para os profissionais quanto para os pacientes no enfrentamento da pandemia.

Entre as medidas adotadas para a resolução das demandas identificadas durante a fiscalização, foi a notificação imediata dos gestores responsáveis pelas unidades, dando um prazo máximo de 72 horas para apresentação, por parte da gestão, de documentos comprobatórios para sanar as irregularidades apontadas.

Além de notificar os gestores, foi protocolado junto ao Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público Federal e Estadual um ofício com todas as as demandas levantadas para que sejam tomadas as providências cabíveis por parte do órgão de controle.

“As fiscalizações são um instrumento importante para o apoio e fortalecimento do trabalho dos profissionais de enfermagem que estão atuando na linha de frente no enfrentamento da Pandemia da Covid-19, por isso esse trabalho vem sendo feito com intuito de diminuir os riscos aos profissionais” pontuou a presidente do Coren-TO, Emília Miranda.

A presidente do Coren-TO destacou que é responsabilidade dos gestores oferecer condições adequadas para o exercício da profissão, “estamos notificando a gestão das unidades porque não podemos permitir que os profissionais sejam submetidos a condições precárias de trabalho que não assegure o exercício da profissão, principalmente diante deste cenário, pois é responsabilidade da gestão garantir a segurança dos profissionais de enfermagem.

O Coren-TO destacou ainda que as visitas de fiscalização para averiguar o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual vão se estender ainda durante todo esse mês de abril.

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Tocantins

Quadra 601 Sul, Conj 01, Lote 12, Sala térreo - Avenida Teotônio Segurado, Palmas/Tocantins, 77016-330

(63) 3214-5505

secretaria@corentocantins.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8:00 às 18:00

Loading...