Cofen e Ministério da Saúde alinham estratégias para fortalecer a assistência à saúde infantil

Encontro definiu ações para a implementação de políticas públicas, como cursos no CofenPlay e o desenvolvimento de um protocolo de puericultura

23.08.2024

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Ministério da Saúde (MS) se reuniram nesta quarta-feira (21/8), em Brasília, para discutir uma nova parceria com foco na assistência à saúde infantil no Brasil. O encontro contou com a participação da Câmara Técnica de Enfermagem em Saúde do Neonato e da Criança do Cofen e da Coordenação-Geral de Atenção à Saúde das Crianças, dos Adolescentes e dos Jovens do Ministério da Saúde (CGCRIAJ/MS)

Durante a reunião, foram discutidas ações para ampliar o alcance da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) e fortalecer a capacitação dos profissionais de Enfermagem que atuam diretamente com a saúde da família. A Enfermagem tem um papel fundamental na vacinação, consultas de puericultura e na promoção do aleitamento materno. A amamentação pode reduzir em até 13% a mortalidade de crianças menores de 5 anos por causas evitáveis, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Também foi abordada a criação de um protocolo de puericultura para a Atenção Primária, visando padronizar os procedimentos da assistência. O documento incluirá orientações sobre prescrição de Enfermagem para crianças, conforme os protocolos e eixos definidos por ambos os órgãos, com o objetivo de garantir um atendimento de qualidade em todo o país.

A coordenadora da Câmara Técnica de Enfermagem em Saúde do Neonato e da Criança do Cofen, Ivone Amazonas, explica que a integração entre o conselho e o ministério resulta em um melhor atendimento à comunidade. “A presença da Enfermagem em todas as fases da assistência da saúde do neonato e da criança garante a integralidade do cuidado, impactando diretamente na redução da morbidade e mortalidade infantil”, pontua.

Sônia Venâncio, coordenadora-geral da CGCRIAJ, destacou o desafio de disseminar informações para as equipes de Saúde da Família em todo o país. Ela explica que, embora o Ministério formule políticas públicas, depende das Secretarias de Saúde para sua implementação, que nem sempre é eficaz. “A comunicação direta entre o Cofen e os profissionais de Enfermagem não apenas fortalece a disseminação das ações, mas também proporciona feedback sobre as necessidades identificadas”, afirmou.

Entre as demandas imediatas, será discutida a ação do Ministério em disponibilizar cursos à distância e materiais de capacitação voltados para a saúde neonatal e da criança na multiplataforma CofenPlay. O grupo também trabalhará em conteúdos para a Enfermagem, com o objetivo de atualizar e preparar os profissionais que atuam na linha de frente da saúde infantil.

“Com ações preventivas, promoção da saúde, diagnóstico precoce e tratamento eficaz, os profissionais da Enfermagem contribuem para a construção de um futuro mais saudável para as crianças em todo o país, reforçando o compromisso nacional com a garantia dos direitos infantis”, conclui Ivone Amazonas.

PNAISC – A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) é uma iniciativa central que abrange cuidados desde a gestação até os 9 anos de idade, com especial ênfase na primeira infância e nas populações mais vulneráveis. Estruturada em sete eixos estratégicos, a PNAISC inclui ações como a atenção ao parto, a promoção do aleitamento materno e a prevenção de óbitos infantis, buscando garantir condições dignas de vida e pleno desenvolvimento para as crianças brasileiras.

Amamentação terá espaço no CBCENF – 26º edição do Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem contará com espaço exclusivo para amamentação, visando fortalecer o vínculo entre mães e bebês por meio do aleitamento materno. Congressistas poderão esclarecer dúvidas e receber informações sobre técnicas de amamentação e apoio emocional.

A programação do evento, que acontece entre 16 e 19 de setembro, em Recife, inclui sessões científicas, como “Cuidado de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica: Relações e Ambiências” e “Saúde da Criança na Atenção Primária à Saúde: Perspectivas da Enfermagem”.

 

Fonte: Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Tocantins

Quadra 601 Sul, Conj 01, Lote 12, Sala térreo - Avenida Teotônio Segurado, Palmas/Tocantins, 77016-330

(63) 3214-5505

secretaria@corentocantins.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8:00 às 18:00

Loading...