Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Termo de cooperação entre Coren-TO e SEMUS para realização de curso de consulta ginecológica com ênfase na inserção do DIU e implanon.

Parceria visa qualificar enfermeiros da rede municipal e ampliar o acesso das mulheres aos métodos contraceptivos de longa duração no SUS.

09.01.2026

O Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO) deu um passo importante para a ampliação da qualificação profissional e do acesso à saúde reprodutiva na capital. Em reunião realizada com a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus), foram discutidas as diretrizes para a formalização de um Termo de Cooperação Técnica visando a realização do Curso de Consulta de Enfermagem Ginecológica.

O foco central da capacitação será a ênfase na inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) e do implante contraceptivo subdérmico (Implanon), métodos contraceptivos de longa duração ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa tem como objetivo capacitar enfermeiros da rede municipal para a realização da consulta ginecológica completa, garantindo maior autonomia ao profissional e maior agilidade no atendimento às mulheres que buscam o planejamento reprodutivo.

Durante o encontro, os representantes debateram a estrutura pedagógica do curso, que deverá alinhar teoria e prática, respeitando as normativas do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e os protocolos do Ministério da Saúde.

“A capacitação dos enfermeiros para a inserção do DIU e do Implanon é uma estratégia fundamental para reduzir filas, garantir os direitos reprodutivos das mulheres e fortalecer a Atenção Primária à Saúde. O Coren-TO está empenhado em fornecer o suporte técnico e legal para que essa prática seja executada com a máxima segurança e excelência”, destacou o presidente do Coren-TO, Adeilson José dos Reis.

A parceria entre o Coren-TO e a Semus prevê que, após a assinatura do Termo de Cooperação, sejam definidos o cronograma das aulas e os critérios para seleção dos profissionais participantes. A medida reforça o compromisso das instituições com a educação permanente e com a melhoria dos indicadores de saúde da mulher em Palmas.

A inserção de DIU por enfermeiros qualificados é uma prática respaldada pela Lei do Exercício Profissional e por resoluções do Cofen, sendo uma competência técnica que contribui diretamente para a efetividade das políticas de saúde pública.

Participaram do encontro Lilian Bedin, Natália Pereira da Silva, Rogério Dias Lopes, Maria Dainara Silva, Quezia Catharinne de Melo, Wendy Delgado da Cunha, Anna Aliny Campos e Suyanne Botelho, que contribuíram com o alinhamento técnico e institucional da proposta.

Fonte: Ascom Coren-TO

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Tocantins

Quadra 601 Sul, Conj 01, Lote 12, Sala térreo - Avenida Teotônio Segurado, Palmas/Tocantins, 77016-330

(63) 3214-5505

secretaria@corentocantins.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8:00 às 18:00

Loading...