Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Encontro discute representação da Enfermagem na política para fortalecimento da categoria

2º Encontro Tocantinense de Profissionais de Enfermagem em Cargos Eletivos reuniu líderes em níveis nacional, estadual e municipal

22.03.2024

Nesta sexta-feira (22), o 2º Encontro Tocantinense de Profissionais de Enfermagem em Cargos Eletivos reuniu, em Palmas, representantes da categoria em níveis nacional, estadual e municipal. O evento é uma iniciativa do Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO) e teve como objetivo despertar a atenção para a importância da participação na política e na representação social.

Estiveram presentes profissionais de Enfermagem que atuam como líderes classistas, vereadores e deputados estadual e distrital. O Encontro foi direcionado, especialmente, a pré-candidatos nas próximas eleições de diversos municípios do Tocantins.

O deputado pelo Distrito Federal, Jorge Vianna, falou aos participantes sobre a sua trajetória na Enfermagem e como se tornou um representante da categoria, inicialmente, no movimento sindical e depois como legislador. Ele ressaltou a necessidade de se ter novos e bons líderes na política, mas lembrou também que é imprescindível se ter vocação, abnegação e muita coragem para enfrentar as dificuldades e sacrifícios que a vida pública impõe.

O presidente do Sindicato da Saúde de São Paulo (Sinsaúde-SP), Jefferson Caproni, argumentou que para se ter uma classe forte e bem representada é preciso ter consciência de classe. “Tem gente que se envergonha do movimento sindical. Mas se não fosse isso não teríamos profissão regulamentada, CLT e não haveria discussão para reivindicarmos nossos direitos”, enfatizou.

A suplente de deputada federal pelo Tocantins, Enfermeira Sol, abordou o empoderamento feminino e também relacionado à profissão. “Quando temos noção do que representamos individual e coletivamente conseguimos fazer as transformações que desejamos. A libertação da consciência, o conhecimento e a autonomia são chaves para a Enfermagem criar os seus líderes”, disse.

Já o presidente do Coren-TO, Adeilson Reis, avaliou que os profissionais de Enfermagem lidam diariamente com o bem mais precioso da sociedade, que é a vida. Por isso, a responsabilidade e o fardo são bastante pesados. Ele lembrou que na pandemia de Covid-19 a maioria das pessoas puderam ficar em suas casas para evitar o contágio. Os profissionais de saúde ficaram expostos na linha de frente em um cenário de guerra.

“Somos a maior força de trabalho das profissões regulamentadas da saúde. “Por tudo isso, precisamos de reconhecimento e unificação em torno de objetivos comuns. Só conseguiremos tal feito com representatividade na política, finalizou.

Presenças

Também prestigiaram o evento o conselheiro federal do Cofen, Claudio Luiz da Silveira, o coronel da Política Militar do Tocantins, Silva Neto, e a coordenadora do curso de Enfermagem da UNITOP Tocantins, Edilma Fiel Barbosa.

Fonte: Ascom Coren-TO

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Tocantins

Quadra 601 Sul, Conj 01, Lote 12, Sala térreo - Avenida Teotônio Segurado, Palmas/Tocantins, 77016-330

(63) 3214-5505

secretaria@corentocantins.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8:00 às 18:00

Loading...