Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Enfermeiro pessoal do ex-presidente Sarney conta desafios do cuidado a pessoas com idade avançada

José Francisco cuida de perto do ex-presidente da República que sancionou a lei do exercício profissional da Enfermagem

23.07.2025

As histórias de José Francisco e José Sarney se entrelaçam, para além do nome, por meio de um convite para integrar a equipe de cuidados que acompanha a rotina do ex-presidente.

José Francisco assume a função de enfermeiro particular há quase dois anos, acompanhando de perto as necessidades de saúde, segurança, conforto e qualidade de vida no dia a dia de Sarney – que hoje tem 95 anos -, sempre trabalhando em conjunto com médicos, fisioterapeutas e outros profissionais.

O principal desafio mencionado pelo enfermeiro é conciliar o cuidado técnico especializado com respeito à intimidade e à autonomia de uma figura pública. “Há uma demanda constante por discrição, atenção aos detalhes e disponibilidade.”

Ele ressalta que é fundamental manter estímulos cognitivos, sociais e garantir uma boa nutrição, preservar a mobilidade com fisioterapia e, acima de tudo, oferecer acolhimento emocional e escuta ativa.

Enfermeiro acompanha Sarney no Senado
“Existe o peso simbólico de cuidar de alguém que faz parte ativa da história do país. Isso exige ainda mais preparo, postura profissional e sensibilidade diante de situações que envolvem sua trajetória e as relações políticas e sociais que cercam tudo isso.”

Ele relembra um dia em que Sarney relatou a importância da saúde pública no Brasil. “Ouvir isso de alguém que teve um papel central na história do país, e ainda mais agora como paciente, me faz enxergar ainda mais a relevância da nossa profissão no cuidado de grandes figuras e da população em geral. Foi um momento que uniu ali a história com o cuidado humano, algo muito raro e enriquecedor.”

O enfermeiro ressalta que Sarney se orgulha do seu papel nas políticas de Saúde. “Você sabia que eu que criei o SUDS?”. Ele se referia ao Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde, que mais tarde se tornaria o nosso SUS.

“Naquele instante, eu percebi o quanto ele valoriza essa construção. E como enfermeiro, foi impossível não me emocionar. Estou na linha de frente e sei o peso e a importância do SUS para população brasileira. Ouvir de quem participou da origem desse sistema, que ele ainda sente orgulho disso, é algo que carrega muito significado.”

O enfermeiro comenta que esse tipo de cuidado demonstra o quanto a Enfermagem é estratégica e fundamental, não apenas na assistência direta, mas também na preservação da dignidade e da história dos pacientes. “A jornada tem sido de aprendizado mútuo. Enquanto cuido de sua saúde, aprendo sobre sabedoria, disciplina e a história viva.”

José Sarney

“Cuidar de uma personalidade pública é também cuidar de um patrimônio histórico vivo, é um trabalho que exige discrição e acima de tudo humanidade. Estar nesse lugar é um privilégio que levo com seriedade, zelo e muito amor pela profissão.”

Sarney sancionou a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem. A lei 7.498/86 é considerada uma das mais avançadas no mundo.

A Enfermagem é essencial dentro dessa estrutura e colabora com o funcionamento do sistema. “É nesses momentos que a gente vê como nossa presença nesses espaços também pode ajudar a reforçar o valor da nossa profissão.”

Transição demográfica
A demanda por cuidados em saúde do idoso é crescente. Segundo dados do Censo 2022, a população idosa aumentou em 57,4% desde 2010, somando 32,1 milhões de pessoas, o que representa 15,6% da população total. Essa mudança demográfica impacta diretamente no aumento da expectativa de vida. Diante desse cenário, a Enfermagem se destaca no cuidado e bem-estar da população idosa, incluindo cuidados de longo prazo, promoção da autonomia e prevenção de doenças.

“Essa mudança demográfica aumenta a demanda por cuidados especializados, promovendo saúde, bem-estar e qualidade de vida. Os profissionais de Enfermagem atuam na gestão de doenças crônicas, prevenção e suporte integral, preservando a mobilidade e a autonomia”, explica Betânia Santos, coordenadora da Câmara Técnica de Enfermagem em Atenção à Saúde do Adolescente, Adulto e Idoso (CTEASA/Cofen). A resolução do Cofen 620/2019 normatiza a atuação dos profissionais de Enfermagem nas Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPIs).

Fonte: Ascom Coren-TO

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Tocantins

Quadra 601 Sul, Conj 01, Lote 12, Sala térreo - Avenida Teotônio Segurado, Palmas/Tocantins, 77016-330

(63) 3214-5505

secretaria@corentocantins.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8:00 às 18:00

Loading...