Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Mudança de atitude das mulheres contribuem para prevenção de câncer

Coren-TO reforça importância da mensagem do Outubro Rosa permanecer viva durante todos os meses do ano

01.11.2021

O mês de outubro chegou ao fim, mas o Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO) reforça a importância de que a mensagem da Campanha Outubro Rosa, que chama atenção das mulheres para a prevenção do câncer de mama, permaneça “viva” durante todos os meses do ano. E não é só porque se trata de uma das doenças que mais mata mulheres no Brasil, mas sim porque parte das ocorrências desse tipo de câncer pode ser evitada com a redução de fatores de risco.

Um estudo realizado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), revelou que 13% dos casos de câncer de mama em 2020 – ou seja, cerca de 8 mil ocorrências -, poderiam ter sido evitados por meio da mudança de comportamento, como redução do consumo de bebidas alcoólicas, cuidado com excesso de peso, falta de amamentação e inatividade física.

O INCA faz um alerta especial ao fator do sedentarismo, que detém a maior fração dos casos de câncer de mama evitáveis, cerca de 5%. E o cenário se torna ainda mais desafiador, ao relacionar esses dados com o resultado de uma pesquisa realizada em 2020, pela União Internacional para o Controle do Câncer, que demonstra que 28% das mulheres em 20 países não tem a percepção de que a inatividade física representa um fator de risco para a incidência do câncer de mama.

A situação também causa impacto financeiro no sistema de saúde pública do Brasil. Cerca de R$ 102 milhões de recursos do Sistema Único de Saúde em 2018, foram gastos no tratamento das ocorrências de câncer de mama de mulheres dentro do espectro dos fatores de risco, ou seja, casos que poderiam ter sido evitados.

E a tendência de gasto de recursos públicos para tratamento de câncer no país é de alta. De acordo com o INCA, em 20 anos os casos de câncer de mama devem crescer 47% e os gastos federais terão acréscimo de 100%.

É importante mensurar o impacto financeiro que o tratamento de câncer, sobretudo os casos evitáveis, ocasiona nas contas públicas. Porém, mais relevante ainda, é buscar sensibilizar as mulheres para que adotem atitudes que combatam os fatores de risco em suas vidas.

E nesse sentido, o Coren-TO conclama toda a sociedade, os poderes públicos constituídos, organizações civis e empresas privadas, para ampliar o alcance da mensagem que incentiva as mulheres a adotar um estilo de vida mais consciente e saudável, que visa não só antecipar possíveis diagnósticos, como também minimizar a formação de um quadro que favoreça o surgimento da doença.

Mulheres, procurem apoio em casa, no trabalho e na sua comunidade, para praticar alguma atividade física, se alimentar de forma saudável e ter acompanhamento médico frequente. Os profissionais da enfermagem incentivam essa atitude e se colocam à disposição para acompanhar a população feminina na jornada de uma vida mais feliz e duradoura.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Tocantins

Quadra 601 Sul, Conj 01, Lote 12, Sala térreo - Avenida Teotônio Segurado, Palmas/Tocantins, 77016-330

(63) 3214-5505

secretaria@corentocantins.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8:00 às 18:00

Loading...