Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Enfermeira do Coren-TO e estudantes do Tocantins apresentam trabalhos científicos no 25º CBCENF

No Congresso acontece extensa programação de exposições feitas por profissionais e acadêmicos de vários estados brasileiros

26.10.2023

Elisângela Gonsalves falou sobre acupuntura e Enfermagem

No terceiro dia de atividade do 25º CBCENF aconteceram exposições de trabalhos científicos feitas por profissionais e estudantes do Tocantins. A enfermeira e fiscal do Conselho Regional do Tocantins (Coren-TO), Elisângela Gonçalves, abordou os aspectos éticos e legais da prática da acupuntura por enfermeiros na região Norte do Brasil. Já a acadêmica de Enfermagem da Unitins, Sabrina Almeida, falou sobre os benefícios do sistema de monitoramento flash da glicose.

No Congresso ocorre, ao mesmo tempo, uma extensa programação de painéis científicos em salas e espaços menores denominados foyers TV, localizados no hall do pavilhão de auditórios do Centro de Convenções de João Pessoa, onde os pesquisadores expõem os seus trabalhos grupos reduzidos.

Na pesquisa intitulada “O cenário da Enfermagem em acupuntura na região Norte do Brasil: aspectos éticos e legais” as autoras Elisângela Gonçalves, Luciana Ferreira e Luciana Balduino identificaram que a prática dessa especialidade aumentou nas últimas décadas. No entanto, notou-se que o número de profissionais habilitados ainda é pequeno, mesmo tendo sido incluída como uma das Práticas Integrativas e Complementares do Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2006.

O estudo utilizou como método a descrição de campo horizontal com análises quantitativas, cujos sujeitos são os enfermeiros especialistas em acupuntura registrados no Sistema Cofen/Corens, dos 27 estados brasileiros, independente de gênero e idade.

O resultado apontou que, dos 699.385 enfermeiros inscritos no sistema Cofen/Corens, apenas 922 são especializados em acupuntura, dos quais somente 31 estão registrados na região Norte do país e três no estado do Tocantins.

Em suas considerações finais, a pesquisa recomenda que sejam elaboradas estratégias em âmbito nacional para se compreender os motivos da baixa adesão por parte dos enfermeiros e enfermeiras. Além disso, é necessário compreender porque muitos profissionais capacitados para exercer a acupuntura não se registram junto ao sistema Cofen/Corens. A partir disso, será possível realizar ações de sensibilização e fiscalização para que eles se inscrevam como especialistas.

Sabrina Conceição é estudante da Unitins, em Augustinópolis

A graduanda em Enfermagem pela Unitins, Sabrina Almeida, está participando pela primeira vez do CBCENF, juntamente com cerca de 60 acadêmicos do campus de Augustinópolis. O trabalho apresentado por ela é um resumo simples, cujo interesse foi no uso do sistema de monitorização flash da glicose para o controle da diabetes.

O estudo concluiu que são inegáveis os benefícios do uso desse recurso tecnológico para pacientes, profissionais e para o sistema de saúde como um todo. A discussão apontou que há um controle efetivo e diminuição das complicações da doença.

Sendo assim, o método controla e reduz crises de hiperglicemia e hipoglicemia e aumenta a qualidade de vida do paciente. Apesar disso, a técnica flash ainda é pouco utilizada em virtude do custo elevado se comparada ao monitoramento de glicemia capilar.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Tocantins

Quadra 601 Sul, Conj 01, Lote 12, Sala térreo - Avenida Teotônio Segurado, Palmas/Tocantins, 77016-330

(63) 3214-5505

secretaria@corentocantins.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8:00 às 18:00

Loading...