Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

COREN e UFT discutem resolução que normatiza estágios e atividades práticas


20.02.2014

Aconteceu na tarde desta quinta-feira (13) uma reunião entre a vice-reitora da Universidade do Tocantins (UFT), professora Isabel Auler, a coordenadora do curso de Enfermagem da UFT, Ana Edith Farias Lima, a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren/TO), Márcia Anésia Coelho Marques dos Santos e representantes dos acadêmicos. A reunião ocorreu para discussão da Resolução nº 411/2013, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que normatiza as atividades do profissional de enfermagem na supervisão de atividades práticas e estágios supervisionados de estudantes dos diferentes níveis de formação profissional de Enfermagem.

Na reunião, foram discutidos os termos da resolução, bem como a maneira como isso afetaria os estudantes. De acordo com a presidente do Coren, essa legislação viabiliza e propicia mais facilidade para a realização dos estágios supervisionados dos acadêmicos dos cursos de enfermagem distribuídos pelo país. “A partir da Resolução nº 441/2013, os enfermeiros de serviço podem atuar como supervisores de estágio.

O conselho não pode interferir na fase educacional da carreira de enfermagem, apoiamos completamente os termos da resolução”, explica Márcia. Segundo a coordenadora do Curso de Enfermagem, Ana Edith Farias Lima, esse dispositivo legal pode auxiliar os acadêmicos da UFT. “O curso quer avançar nas discussões sobre a preceptoria simultânea ao exercício profissional da enfermagem, e essa decisão certamente vai contribuir com a integração ensino/serviço”, afirma a coordenadora.

A Resolução nº 441/2013 foi aprovada em 15 de maio de 2013 e começa a entrar em fase de implementação. A vice-reitora, professora Isabel Auler, afirma que o posicionamento da UFT é de promover a articulação com a Secretaria de Saúde, com o Conselho de Enfermagem e com os hospitais do sistema público com vistas a implementar a preceptoria também para o curso de Enfermagem, assim como ocorre no curso de Medicina. “É uma medida extremamente favorável aos acadêmicos assim como aos profissionais do serviço, que poderão ser inseridos em programas da Universidade”, comenta.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Tocantins

Quadra 601 Sul, Conj 01, Lote 12, Sala térreo - Avenida Teotônio Segurado, Palmas/Tocantins, 77016-330

(63) 3214-5505

secretaria@corentocantins.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8:00 às 18:00

Loading...