05/08/2022

Tocantins recebe visita técnica da presidente do Cofen

Betânia Santos visita sede da autarquia, em Palmas, no mesmo dia em que a lei do piso salarial da enfermagem é publicada no DOU

Presidente do Cofen com diretoria do Coren-TO

A presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos, realizou nesta sexta-feira (5), uma visita técnica à sede do Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO), em Palmas, com intuito de acompanhar os projetos desenvolvidos pela autarquia e as ações de gestão da diretoria e da plenária. “Tenho mantido essa prática de chegar mais próxima dos Conselhos Regionais, por meio dessas visitas de gestão, para reafirmar os nossos compromissos e as nossas parcerias, e para atender o regional da melhor forma possível”, afirmou.

A presidente do Cofen, Betânia Santos, foi recebida pela presidente do Coren-TO, Luana Bispo Ribeiro; pelo secretário, Cassiano Milhomem; pela tesoureira Irismar Vieira; pelo conselheiro Adeilson José dos Reis; e pelos colaboradores da autarquia em Palmas.

“Sentimos que fomos prestigiados com essa visita, ainda mais nesse momento de grande alegria para toda a enfermagem brasileira, com o nosso piso salarial que agora virou lei”, comemorou a presidente do Coren-TO, Luana Bispo Ribeiro. A visita acontece no mesmo dia em que a Lei 14.434/22, que institui o piso salarial nacional da Enfermagem, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), após anos de luta das entidades representativas da categoria.

Presidente do Cofen com conselheiros e colaboradores do Coren-TO

Durante a visita, Betânia Santos relembrou diversos momentos em que o Cofen e os Conselhos Regionais de Enfermagem mobilizaram os deputados federais e senadores, para robustecer o apoio político em prol da aprovação do piso salarial da enfermagem. “Foi uma luta de mais de duas décadas. Cada etapa foi bastante desafiadora, mas sempre acreditamos nesse resultado. O Cofen com os Conselhos Regionais protagonizaram essa luta e com o apoio dos profissionais da enfermagem nós conseguimos”, destacou.

Segundo a presidente do Cofen, com a aprovação da lei, os departamentos de fiscalização dos Conselhos Regionais vão intensificar os trabalhos para assegurar o correto dimensionamento de pessoal nos serviços de enfermagem e também para que o valor do piso salarial estabelecido pela legislação seja comprido. A presidente indicou que outras pautas de interesse da categoria precisam ser atendidas, como a lei das 30 horas, a lei do descanso, a lei da aposentadoria especial e a luta para que o ensino acadêmico e profissional não ocorra na modalidade de educação à distância nos cursos onde há a necessidade da parte prática, principalmente na graduação em enfermagem.


Fonte: Ascom/Coren-TO