Coren-TO realiza encontro de profissionais da enfermagem que atuam na política
O Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO) reúne vereadores, prefeitos e demais autoridades políticas no 1º Encontro de Profissionais da Enfermagem em Cargos Eletivos no Tocantins. O evento será realizado na quinta-feira, 23, no auditório do Núcleo do Ministério da Saúde, e reúne enfermeiros e técnicos de enfermagem que ocupam cargos de vereadores e prefeitos em municípios tocantinenses.
Um levantamento do Coren-TO aponta que atualmente 25 profissionais da enfermagem ocupam cargos eletivos no estado, estando à frente das prefeituras de Figueirópolis, Miracema do Tocantins e Monte Santo; e como membros das câmaras de vereadores de Ananas, Aragominas, Arapoema, Araguaçu, Araguatins, Arraias, Aurora, Bernardo Sayão, Carmolândia, Chapada de Natividade, Colinas do Tocantins, Jaú, Natividade, Nazaré, Nova Olinda, Paraíso do Tocantins, Pugmil, Sandolândia, Silvanópolis, Taguatinga, Talismã e Tocantinópolis.
Além disso, há suplentes de vereadores, vice-prefeito e diversos representantes da enfermagem ocupando cargos no 1º e no 2º escalão da administração pública de municípios tocantinenses.
Para o secretário do Coren-TO, o conselheiro regional Cassiano Milhomem, a representatividade política da enfermagem é reflexo da quantidade de profissionais do Tocantins e da importância da atuação da categoria em suas comunidades. “Têm mais de 22 mil profissionais da enfermagem inscritos no Coren-TO. Somos a maior categoria de trabalhadores da saúde e temos pautas que buscam não só na melhoria das condições de trabalho, mas também a melhoria na qualidade do atendimento que prestamos à população nos hospitais, centros e unidades de saúde”, destacou.
A presidente do Coren-TO, Luana Bispo Ribeiro, disse que essa é a primeira vez que o Conselho reúne representantes políticos para debater pautas de interesse da enfermagem no Tocantins. “Nós temos assuntos que estão no debate nacional, como o piso da enfermagem, e assuntos que podem ser resolvidos mais localmente, como a questão da carga horária, quantidade de profissionais e condições de trabalho. Então esse encontro será para alinharmos esses assuntos e somarmos força para melhorar a atuação da enfermagem no nosso estado”, reforçou.
Fonte: Ascom/Coren-TO
Veja Mais
- 01/06/2023 10:51
Comissão Eleitoral publica resultado da análise de inscrição de chapas - 01/06/2023 10:44
Coren-TO indica presidente do Sintras para Prêmio nacional de enfermagem - 29/05/2023 09:05
Investimento em saúde pública cai 64% em 11 anos no Brasil, indica estudo - 26/05/2023 09:56
Assembleia Legislativa homenageia profissionais da enfermagem do Tocantins - 22/05/2023 08:42
Tocantins receberá mais de R$ 81 milhões do MS para pagamento do piso salarial