Cofen participa da 21ª Semana da Luta Antimanicomial em Araguaína
O Conselho Federal de Enfermagem esteve presente na abertura da 21ª Semana da Luta Antimanicomial, nessa segunda-feira, 15, no auditório da OAB (subseção de Araguaína), a 368 km de Palmas. A instituição foi representada pelo coordenador da Comissão Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Conaten/Cofen), Jefferson Caproni, que ministrou palestra sobre as mudanças na Política de Saúde Mental. “A Reforma Psiquiátrica reconhece a dignidade do paciente, o direito a integração comunitária e à liberdade”, afirmou Caproni.
Com o tema “A liberdade cuida, o cuidado liberta”, o evento tem como objetivo discutir estratégias para a promoção de políticas públicas efetivas em saúde mental, que garantam o respeito aos direitos humanos e a integração social das pessoas que sofrem de transtornos mentais. A programação prossegue até sexta-feira (19), com palestras, oficinas, caminhadas e momentos de interação.
Enfermagem em Saúde Mental – A Enfermagem tem um papel central na atenção às pessoas em sofrimento psíquico, sendo a categoria profissional mais numerosa na Rede de Atenção Psicossocial. A maior parte das crises psiquiátricas pode ser prevenida com o acompanhamento adequado nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e na rede de serviços comunitários.
O paciente tem direito a Projeto Terapêutico Singular, ferramenta para planejar estratégias de intervenção para o usuário em situação de vulnerabilidade, considerando os recursos disponíveis da equipe, do território e as necessidades do usuário. Esse plano deve contemplar, inclusive, procedimentos em situações de crise.
Fonte: Ascom - Cofen
Veja Mais
- 01/06/2023 10:51
Comissão Eleitoral publica resultado da análise de inscrição de chapas - 01/06/2023 10:44
Coren-TO indica presidente do Sintras para Prêmio nacional de enfermagem - 29/05/2023 09:05
Investimento em saúde pública cai 64% em 11 anos no Brasil, indica estudo - 26/05/2023 09:56
Assembleia Legislativa homenageia profissionais da enfermagem do Tocantins - 22/05/2023 08:42
Tocantins receberá mais de R$ 81 milhões do MS para pagamento do piso salarial