18/09/2023

Requerimento digital de CRT no Tocantins será apresentado no CBCenf

Migração do físico para o digital dos requerimentos e autuação dos processos de CRT reduziu em 50% o tempo de atendimento dos Enfermeiros RTs

O processo informatizado de requerimento de Certidão de Responsabilidade Técnica emitido pelo Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO) foi selecionado para ser apresentado durante o 25º Congresso Brasileiro de Conselhos de Enfermagem (CBCenf), que será realizado de 23 a 26 de outubro em João Pessoa/PB.

A informatização deste processo é fruto de um trabalho conjunto do Departamento de Registro e Cadastro (DRC) e do Departamento de Fiscalização (Defisc) do Coren-TO.

A assistente do DRC, Rogéria Rodrigues da Silva, explica que anteriormente, a emissão era exclusivamente feita mediante solicitação presencial do enfermeiro responsável técnico (RT) e o processo era todo autuado fisicamente. Agora, o requerimento dispensa a presença do profissional e é feito via e-mail. Além disso, o processo utiliza planilhas digitalizadas hospedadas nas nuvens.

A migração para o digital teve início em 2020 e, até o momento, já foi responsável pela emissão de 1.000 CRTs, sendo 122, em 2020; 284, em 2021; 327, em 2022; e 267, emitidos até o dia 14 de setembro de 2023. Além da redução de custos, a informatização reduziu o tempo do atendimento ao enfermeiro RT em cerca de 50%, segundo Rogéria Rodrigues.

A coordenadora do Defisc, Luciana Ferreira, está à cargo de apresentar o trabalho e os seus resultados no 25º CBCenf, que está focado no gerenciamento de riscos e na melhoria da eficiência, eficácia e efetividade dos serviços prestados ao público do Coren-TO.

Desde que a informatização foi implantada, o Conselho suprimiu o processo físico, diminui os gastos com materiais, melhorou a qualidade de entrega do serviço, deu mais agilidade ao atendimento e aumentou


Fonte: Ascom/Coren-TO