Não Pisa no Meu Piso: Enfermagem se reúne em ato de defesa do piso
Profissionais da Enfermagem de todo país estiveram reunidos em Brasília nesta quarta-feira (29/03) em ato de mobilização nacional para aprovação da Medida Provisória (MP) que viabiliza o pagamento do Piso Salarial da categoria.
A manifestação organizada pelas entidades que compõem o Fórum Nacional da Enfermagem (Aben, Cofen, CNTS, CNTSS, FNE, Anaten e Eneenf), ocorreu na Alameda dos Estados, frente ao Congresso Nacional, como forma de demonstrar a urgência em decidir de forma definitiva os impasses frente à Lei 14.434/2022, que assegura o piso salarial da Enfermagem.
Representando o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o conselheiro Daniel Menezes, explica que o ato é um momento de união e parceria. “O piso salarial é uma realidade, ele é constituciona.l a Enfermagem respeita o executivo, legislativo e especialmente respeita o judiciário que, neste momento, é que está impedindo o pagamento do piso”, afirmou. “Temos respeito por todos esses poderes, mas estamos aqui para exigir que esses tenham respeito conosco”, concluiu.
Manifestantes cobram que o Governo Federal publique com celeridade a MP que regulamenta a transferencia de recusos, já garantidas através da Ementa Constitucional 127, para pagamento do piso da União, Distrito Federal, estados, municípios e entidades filantrópicas, e com base nisso, o Supremo Tribunal Federal (STF) revogue a liminar que suspende os efeitos da lei.
O sistema Cofen/Conselhos Regionais também foi representado pelo Primeiro-tesoureiro Gilney Guerra, além dos presidentes regionais do Coren-SP, Coren-PE, Coren-RJ, Coren-AL e Coren-CE.
Fonte: Ascom - Cofen
Veja Mais
- 01/06/2023 10:51
Comissão Eleitoral publica resultado da análise de inscrição de chapas - 01/06/2023 10:44
Coren-TO indica presidente do Sintras para Prêmio nacional de enfermagem - 29/05/2023 09:05
Investimento em saúde pública cai 64% em 11 anos no Brasil, indica estudo - 26/05/2023 09:56
Assembleia Legislativa homenageia profissionais da enfermagem do Tocantins - 22/05/2023 08:42
Tocantins receberá mais de R$ 81 milhões do MS para pagamento do piso salarial