02/02/2023

Coren-TO estabelece parceria para capacitação na área da diversidade

Ação conjunta viabiliza palestras para profissionais da enfermagem com o tema Inclusão e Diversidade no Ambiente de Trabalho

Parceria viabiliza palestras da coordenação do Programa Diversidade na Saúde

O Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO) estabeleceu na última terça-feira, 31, parceria com a Secretaria da Saúde do Tocantins para capacitação dos profissionais da enfermagem na área da diversidade. O trabalho conjunto será feito no âmbito do Coren Capacita, que oferta gratuitamente palestras e oficinas aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, nos mais diversos temas.

Na prática, a parceria entre Coren-TO e SES-TO vai viabilizar palestras sobre inclusão e diversidade no ambiente de trabalho, que serão ministradas pela coordenação do Programa Diversidade na Saúde (PDS) da Secretaria, durante as edições do Coren Capacita.

“A diversidade de raças, etnias, gêneros e identidades está bastante inserida na enfermagem. Temos profissionais que possuem suas identificações e escolhas e isso precisa ser respeitado. Por isso, essa capacitação é muito bem-vinda, porque vai dar oportunidade para que os profissionais aprendam mais sobre essa temática da diversidade, sobre o respeito para com os colegas de trabalho e também o respeito aos pacientes”, afirmou a presidente do Coren-TO, Luana Bispo Ribeiro.

Processos educativos do Coren Capacita e do PDS são pontos comuns das duas iniciativas

O coordenador do PDS, Francisco de Assis Neves Neto, enfatizou que os processos educativos do Coren Capacita e do Programa de Diversidade na Saúde são pontos comuns das duas iniciativas e que buscam uma importante transformação na cultura de trabalho dos profissionais da saúde. “Alguns profissionais tem comportamento preconceituoso em questões de raça, orientação sexual e identidade de gênero, e o PDS vem pra desconstruir essas práticas, falas e comportamentos preconceituosos nessas relações de trabalho. Se a gente conseguir ampliar a visão do trabalhador para que ele entenda essas possibilidades na sociedade, isso reflete no atendimento ao paciente. Porque se ele consegue entender a importância de se respeitar o colega de trabalho, ele também vai respeitar o paciente que está chegando para ser atendido”, ressaltou.

A conselheira regional de Enfermagem, Maria Izabel Igino, coordenadora do Coren Capacita, adiantou que o Conselho já está trabalhando para incluir a capacitação sobre Diversidade no Ambiente de Trabalho nas próximas edições do projeto. “Estamos alinhando a disponibilidade dos municípios que receberão o projeto com as agendas dos palestrantes. Em breve teremos uma definição de data para estreia da palestra sobre diversidade no nosso projeto”, explicou.