26/05/2023

Assembleia Legislativa homenageia profissionais da enfermagem do Tocantins

Sessão presidida pela deputada estadual Janad Valcari enalteceu o trabalho do Coren-TO

Sessão na Aleto evidencia trabalho do Coren-TO e de profissionais da enfermagem no estado

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) homenageou nesta quinta-feira, 25, os profissionais da enfermagem tocantinenses, em referência ao Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro, comemorado em 12 de maio; e ao Dia Nacional do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem, comemorado em 20 de maio. A sessão solene foi presidida pela deputada estadual Janad Valcari (PL) e colocou em evidência, dentre outros homenageados, o trabalho realizado pela presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO), Luana Bispo Ribeiro e pela presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – seção Tocantins (ABen-TO), Joseane Franco.

“Quero expressar a minha mais profunda gratidão a esses heróis e heroínas que trabalham diariamente para levar cuidado, conforto, alívio da dor e a esperança em momentos frágeis. A enfermagem é a essência da compaixão humana e uma fonte de conforto e encorajamento para os pacientes e as famílias”, discursou a deputada Janad Valcari durante a solenidade. A parlamentar também apresentou o documento que protocolou ao governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, solicitando a implementação do piso salarial dos profissionais da enfermagem que atuam no estado.

Em seu pronunciamento, a presidente do Coren-TO, Luana Bispo Ribeiro, reafirmou o posicionamento da entidade em defesa da atuação profissional, incluindo a luta pelo piso salarial e condições dignas de trabalho. Luana Bispo Ribeiro aproveitou a solenidade para reconhecer e enaltecer a coragem de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que foram vitimados pela covid-19. “Quero oferecer essa homenagem também aos profissionais que não estão aqui, todos aqueles que foram vítimas da pandemia enquanto atuavam na linha de frente para salvar vidas e prestar assistência aos pacientes nos hospitais e unidades de saúde”, homenageou.

A presidente da ABen-TO, Joseane Franco, destacou a atuação do Poder Legislativo em defesa da enfermagem e citou o desafio que a categoria enfrenta com a tentativa de precarização da formação na área por meio da modalidade de educação à distância (EaD). “A nossa profissão, como muitas outras, precisam do apoio do Legislativo para enfrentar velhos desafios como reconhecimento do valor do trabalho e por melhores condições laborais; assim como os novos desafios, como a ameaça de formalização da educação a distância como política de formação em saúde”, ressaltou.

Centenas de profissionais da enfermagem de todo o Estado prestigiaram a sessão e também foram homenageados com flores e lembranças entregues pelos parlamentares presentes, dentre os quais, os deputados estaduais Júnior Geo (PSC) e Moisemar Marinho (PSB).

Deputada estadual Janad Valcari propôs a homenagem e presidiu a sessão solene

Ainda durante a solenidade, a deputada Janad Valcari reforçou que a homenagem aos profissionais da enfermagem é justa e merecida, porém, insuficiente diante das demandas por melhorias nas condições de trabalho da categoria. “Os profissionais se sentem honrados com as homenagens, mas só o muito obrigado não é suficiente. O reconhecimento maior seria a vitória nessas lutas que a enfermagem já trava a tanto tempo, sobre o descanso digno da categoria, a questão do piso salarial e, também, a contagem em dobro para a aposentadoria para quem participou incansavelmente na pior época da nossa vida que foi a pandemia da covid-19”, reforçou.

Além da solicitação de implementação do piso salarial, a parlamentar apresentou a solicitação também feita ao Governo do Tocantins sobre a equiparação de carga horária dos enfermeiros contratados em relação aos profissionais concursados. Outro benefício à categoria citado na solenidade, é a propositura conjunta da deputada Janad Valcari e do deputado Moisemar Marinho, para que o tempo de serviço dos profissionais da enfermagem que atuaram nas equipes de saúde de atendimento aos pacientes contaminados com o coronavírus, seja contabilizado em dobro para fins de aposentadoria.


Fonte: Ascom/Coren-TO